INSTALAÇÃO RESIDENCIAL

Energia solar em residências: saiba como funciona!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre energia solar, seja na televisão ou na internet, ou em conversas com outras pessoas. No Brasil, o mercado de energia solar vem crescendo de forma constante. Esse cenário é benéfico para o país, visto que ele é um dos que mais recebe incidência da luz do sol no mundo. 

Nesse sentido, esse tipo de energia limpa e renovável tem se tornado um investimento atrativo para quem quer poupar dinheiro e ajudar a preservar os recursos naturais ao mesmo tempo.  

Mas, afinal, como funciona a energia solar residencial? É isso que vamos responder no artigo abaixo. Continue a leitura para saber mais.

Quando falamos em energia solar fotovoltaica, estamos nos referindo à conversão direta da irradiação solar em energia elétrica por meio de equipamentos específicos. Para realizar a instalação de um sistema de energia solar em residências, são necessários alguns equipamentos:  

  • Painéis solares?– responsáveis por captar a luz solar; 
  • Inversor?– capaz de converter a energia captada em energia elétrica para consumo; 
  • String box?– proteção contra surtos de tensão (já vem acoplada ao inversor); 
  • Estruturas de fixação?– para aplicação no telhada da casa; 
  • Baterias e controladores de carga?– apenas para modelo off grid. 

É importante lembrar que escolha do melhor produto para a sua solução deve ser visto junto com a empresa fornecedora dos equipamentos. Ela conta com profissionais capacitados para realizar a instalação. 

A transformação da energia solar em energia elétrica só acontece graças a um fenômeno chamado efeito fotovoltaico. Esse efeito nada mais é do que o surgimento de uma tensão elétrica em um material semicondutor, que está presente na composição dos módulos fotovoltaicos. 

A energia que sai dos módulos fotovoltaicos vai para o inversor, que altera a corrente contínua recebida para corrente alternada.  

Dessa forma, a energia é equalizada de acordo com a frequência normal em residências, que é de cerca de 60 Hz. O quadro de distribuição alimenta aparelhos, garantindo que tudo esteja pronto para uso imediato por você e sua família. 

Sua rotina dentro de casa não muda, ou seja, você pode utilizar aparelhos como televisão, geladeira, ar-condicionado, entre outros. E o melhor: com uma redução expressiva no valor da conta de luz.

Leia também: O que é energia solar? Tudo sobre o sistema fotovoltaico 

Além dos módulos e do inversor, o sistema fotovoltaico utiliza um medidor bidirecional. É o famoso ‘relógio de luz’ que mede o consumo. Neste caso, ele mede a energia enviada para o imóvel e também o que não foi utilizado e acabou sendo levado à rede elétrica. 

Diferente do restante dos equipamentos do sistema, que são de responsabilidade da empresa instaladora, este relógio é fornecido e instalado pela rede distribuidora de cada cidade. 

Logo abaixo, você verá uma imagem explicativa sobre como funciona a energia solar em residências. 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com os termos.

Concordo

Fale Conosco
Olá😃, Precisa de alguma ajuda?